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O encerramento das ações do PNAIC - ASSARÉ culminou com I Seminário Municipal no dia 17 de janeiro com a seguinte programação:

Manhã

Abertura - Banda Municipal Manoel de Benta
Apresentação Cultural - Apresentação musical dos alunos do Mais educação voz e violão -  Escola Maria Maria
Cerimônia de abertura - Com a fala da Coordenadora Isabel Canuto e da Secretária de Educação Luciente Leite

Café da manhã
Palestra (Avaliação no Ciclo de Alfabetização) - Com Diego de Vasconcelos Feitosa
Perguntas da plateia - 30 minutos
Exposição livre de trabalhos

Almoço

Tarde

Apresentação Cultural - Com o grupo de dança das Escolas Públicas

Apresentação das experiências exitosas

Intervalo

Mesa temática de discussão  com o tema:
 Alfabetização de crianças com necessidades especiais
 Palestrante Millene Fontinlly  

Vejam as imagens do evento:














Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade  Certa
PNAIC
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade  Certa—PNAIC é um compromisso formal assumido pelo município de Assaré em parceria com o Governo Federal para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até oito anos de idade ao final do 3º Ano do Ensino Fundamental.
Objetivo:
Refletir sobre as questões que envolvem o processo de avaliação dentro da perspectiva de alfabetizar letrando.
Oportunizar a socialização de pesquisas e práticas pedagógicas capazes de contribuir no debate sobre a qualidade da avaliação dentro do processo de alfabetização na perspectiva do letramento diante dos desafios contemporâneos.
Sistematizar  a produção teórica e a prática docente  sobre o tema abordado.

AÇÕES DO PNAIC EM ASSARÉ
No ano de 2013 a Secretária Municipal de Educação  aderiu ao PNAIC, um programa  que veio capacitar professores alfabetizadores na intenção de melhorar a qualidade da educação nas séries iniciais e garantindo assim a alfabetização de  todas as crianças até no máximo 8 anos de idade.
Em Assaré foram realizadas 120 horas de estudos, reflexões, troca de ideias e experiências a cerca de assuntos sobre currículo, planejamento, avaliação, gêneros textuais, valorização da cultura do campo entre  outros assuntos relacionados a alfabetização  na perspectiva do letramento. Tivemos a participação  de 50 professores alfabetizadores da rede pública municipal, divididos em duas turmas , cada uma com um professor orientador de estudo ( este recebe formação da UFC e é responsável por compartilhar o que aprendeu com os demais). O foco no ano de 2013 foi Língua Portuguesa e para 2014, além da continuidade ao que já foi trabalhado, as formações serão voltadas para o ensino da Matemática.